Animação Desportiva

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: LAIS20016
Sigla: AD
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ANIM 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Paulo Alexandre Correia Nunes
Corpo docente: Paulo Alexandre Correia Nunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identificar e conhecer os principais fundamentos da Animação Desportiva.
Conhecer os métodos e técnicas de programação, organização e intervenção, em diferentes contextos de
prática física e desportiva.
Dominar as principais noções, teorias e estratégias inerentes à optimização da gestão do comportamento dos
indivíduos e dos grupos no processo de Animação desportiva.

Programa

FUNDAMENTOS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
A ANIMAÇÃO DESPORTIVA
Finalidade e Objectivos.
Os benefícios da prática da atividade física.
O Animador Desportivo.
ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO DA ANIMAÇÂO DESPORTIVA
As características dos grupos.
Os factores de organização da Animação Desportiva.
Tipologia de Animação Desportiva e a adaptação aos diferentes contextos de Intervenção.
PRÁTICAS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
Atividades de manutenção e melhoria da Condição Física: jogos de força, de velocidade, de resistência, de
destreza e exercícios de flexibilidade.
Atividades de iniciação e aperfeiçoamento Desportivo: jogos pré­desportivos e Jogos desportivos colectivos.
PROJECTO DE ANIMAÇÃO DESPORTIVA


Métodos de Ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza
expositiva e na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos da UC, e, numa segunda
fase, em aulas direcionadas para o levantamento de problemas e a conceção e desenvolvimento de projetos.
Acompanhamento tutorial: Fornece feedback em relação aos trabalhos a realizar, orientando e acompanhando
o percurso curricular dos alunos
Avaliação do Processo (80%): É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas, podendo assumir a forma
de trabalho de projeto, análises sumárias, questionamento e participação crítica durante o processo.
Avaliação do Produto (20%): Resulta do desempenho do aluno num teste escrito ou apresentação prática do
trabalho de projeto. Prova oral sobre o trabalho de projeto.

Modo de Avaliação

Página gerada em: 2024-05-21 às 05:39:13